NAU apresenta resultados de 2025 e projeta ações estratégicas para 2026 durante Reunião de Gestão da UEMA
Por Núcleo de Acessibilidade Uema em 21 de janeiro de 2026

O Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU) apresentou, ontem (20), os principais resultados alcançados ao longo de 2025 durante a Reunião de Gestão da UEMA 2026. O evento, promovido pela universidade, reúne gestores de diferentes setores para avaliação das ações desenvolvidas e alinhamento das estratégias institucionais para o novo ciclo de gestão.
A apresentação foi conduzida pelo secretário do NAU, Pedro Lima, que integrou o grupo de gestores responsáveis por expor os avanços institucionais obtidos no último ano. Em sua fala, destacou que 2025 foi um período de fortalecimento das ações do núcleo, marcado pela ampliação dos atendimentos, pela qualificação da equipe multiprofissional e pela presença mais próxima do NAU nos campi da universidade.
Atualmente, o NAU atende 158 discentes com deficiência e conta com uma equipe especializada composta por intérpretes de Libras, brailistas, revisora de Braille, psicólogos, profissionais especializados em Transtorno do Espectro Autista (TEA), psicopedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além disso, ao longo de 2025, o núcleo ofertou cursos de Libras (básico, avançado e infantil), sistema Braille, formação de ledores e transcritores, atendimento a pessoas no espectro autista e diversas formações voltadas à acessibilidade e à inclusão.

Outro destaque foi a realização de visitas técnicas a diferentes campi da UEMA, fortalecendo práticas inclusivas, ouvindo demandas locais e ampliando o diálogo sobre acessibilidade acadêmica. Além do mais, o NAU promoveu rodas de conversa em diversos cursos, fomentando sensibilização, reflexão e diálogo sobre a convivência com pessoas com deficiência no ambiente universitário.
Para 2026, o planejamento apresentado prevê a realização de formações inclusivas em parceria com as Comissões de Acessibilidade dos campi, com a proposta de inserção dessas ações nas semanas de formação pedagógica de cada curso. A iniciativa visa qualificar a prática docente e fortalecer as políticas institucionais de acessibilidade. Também estão previstos o lançamento de novos e-books e o desenvolvimento de projetos institucionais como Viver com Autonomia: fortalecendo a universidade inclusiva, Acompanhante Terapêutico: da educação básica ao ensino superior e Comunicação Aumentativa e Alternativa para Pessoas com TEA.
Redes Sociais do NAU
Instagram: @nauuema
Youtube: @NAUUEMA