Colaboradoras do NAU promovem diálogo sobre autismo e inclusão nos cursos de História, Serviço Social e Arquitetura da Uema
Por Núcleo de Acessibilidade Uema em 22 de maio de 2026

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (NAU) realizou, nesta quinta-feira (21), ações de panfletagem, apresentação institucional do Núcleo e diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da inclusão de estudantes autistas no ambiente universitário nos cursos de História, Serviço Social e Arquitetura da Uema, no Centro Histórico de São Luís.
No curso de História, a atividade foi conduzida pelas psicólogas Rafaela Thamyres e Kézia Sena. Já nos cursos de Serviço Social e Arquitetura, a ação foi realizada pelas psicólogas Camila Ribeiro e Neylla Guimarães, acompanhadas da fonoaudióloga Fernanda Diogo.

Durante as atividades, foram apresentados os serviços ofertados pelo NAU, as ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional e as iniciativas voltadas à promoção da acessibilidade, inclusão e permanência estudantil no ensino superior. O momento também promoveu reflexões sobre acolhimento, convivência acadêmica e estratégias para construção de ambientes universitários mais inclusivos e acessíveis para estudantes autistas.
A iniciativa integra as ações contínuas do NAU voltadas ao fortalecimento das políticas de acessibilidade da universidade, incentivando o diálogo e a conscientização sobre inclusão no ambiente acadêmico.

Redes Sociais do NAU
Instagram: @nauuema
Youtube: @NAUUEMA