Superação e excelência: Jéssica Brito, discente com deficiência visual, conquista nota máxima em sua defesa de TCC
Por Núcleo de Acessibilidade Uema em 21 de fevereiro de 2025
Na tarde de ontem (20), a discente Jéssica Brito, estudante com deficiência visual (cegueira) do curso de Direito da UEMA, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com brilhantismo, obtendo a nota máxima. O estudo, intitulado A atuação da Defensoria em matéria de saúde pública na concessão da Terapia ABA para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi orientado pelo Prof. Dr. Thiago Allisson e avaliado por uma banca composta pela Profa. Dra. Jaqueline Demetrio e pelo Prof. Me. Wanderson Carlos.
A defesa aconteceu no Centro Caixeiral e contou com a presença dos brailistas do Núcleo de Acessibilidade da UEMA (NAU), Profa. Hilda Diniz e Prof. Márcio Santos, além de familiares e colegas de curso. Jéssica, que recebe atendimento do NAU desde 2015, destacou a importância do suporte oferecido pelo núcleo: “O NAU me proporcionou oportunidades maravilhosas e abriu portas para minha trajetória acadêmica”.
O Prof. Dr. Thiago Allisson, orientador do trabalho, destacou a dedicação e a determinação de Jéssica ao longo do processo: “Aprendi a ouvir mais, a contemplar tanta dedicação e desejo de vencer. Ela me agradeceu, mas fui eu quem precisei agradecer pela oportunidade de crescimento”.
A história de Jéssica Brito é um exemplo de superação, determinação e excelência acadêmica. De certo, seu percurso reafirma a importância da acessibilidade e do suporte institucional para garantir que todos tenham oportunidades de aprendizado, crescimento e emancipação.
Redes Sociais do NAU
Instagram: @nauuema
Youtube: @NAUUEMA