24 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO
Por Núcleo de Acessibilidade Uema em 24 de outubro de 2019
No Dia Mundial da Pólio, observado anualmente em 24 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sublinhou que a erradicação da doença é tecnicamente viável e pediu esforços renovados para impulsionar a campanha contra a poliomielite.
“Temos todas as ferramentas necessárias para erradicar essa doença, então agora é uma questão de vontade política e da sociedade em garantir que os planos de emergência sejam totalmente implementados e integralmente financiados”, disse o Porta-Voz da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio da OMS, Oliver Rosenba.
Desde 1988, o número de casos de pólio foi reduzido em mais de 99%. Atualmente, apenas três países – Nigéria, Afeganistão e Paquistão – são pólio endêmicos.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus entra no corpo através da boca e se multiplica no intestino.
Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível e entre aqueles paralisados, de cinco a 10% morrem quando os músculos respiratórios ficam imobilizados.