26 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO MOVIMENTO PESTALOZZIANO
Por Núcleo de Acessibilidade Uema em 25 de outubro de 2019
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
Origem
A história da Rede Pestalozzi no Brasil começou em 1926, com a fundação do primeiro Instituto Pestalozzi de Canoas, no Rio Grande do Sul. Inspirado no trabalho e biografia do pedagogo suíço, Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), o movimento ganhou impulso definitivo com a educadora e psicóloga russa Helena Antipoff,que veio trabalhar na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, a convite do governo mineiro.
Sua atuação marcou consideravelmente o campo da assistência social, da educação e da institucionalização dos serviços voltados para as pessoas com deficiência no Brasil. Em 1932, Helena Antipoff criou a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte. Em 1945, foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil; em 1948, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro e em 1952, a Sociedade Pestalozzi de São Paulo.
Até a década de 60, as Associações Pestalozzi existentes no país atuavam de forma isolada na defesa dos direitos e assistência social à pessoa com deficiência. Em 1970, nasceu a Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (Fenasp), nesta época o movimento pestalozziano contava apenas com oito unidades em todo o país. A criação da federação, também iniciativa de Helena Antipoff, fomentou o surgimento de várias Sociedades Pestalozzi pelo Brasil.
Em 2014, a Fenasp muda para Fenapestalozzi. Desde sua criação, participa de todas as ações e atividades realizadas em território nacional, auxiliando os movimentos que visam levar benefícios e facilitar a vida das pessoas com deficiência. Além disso, intensificou as visitas às entidades que compõem a rede para conhecer a realidade local, dar assessoria, abrindo espaço para trocas de conhecimento e trabalhar assuntos relacionados à gestão, além de ampliar o diálogo com as afiliadas. Em 2016, a diretoria atual concluiu as visitas a todas as suas afiliadas, um feito nunca realizado anteriormente.
A Lei n° 12.054 de 09 de outubro de 2009, Institui o Dia do Movimento Pestalozziano a ser comemorado no dia 26 de outubro.